Concursos

Regulamento do Concurso
“Perolas do RN”

Regulamento do Concurso “Perolas do RN” do IX FINC - Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa (“IX FINC”)

1. QUEM PODE PARTICIPAR

Todo realizador interessado com obra inéditas no festival e produzidas nos últimos de 2 anos.

2. FORMATO DOS VÍDEOS

Os vídeos poderão ser captados por qualquer meio desde que a exibição seja em formato digital: projetor digital, TV, etc.
Os formatos dos arquivos aceitos pelo festival dos filmes selecionados, tanto para a Mostra Potiguar, quanto para a mostra competitiva serão somente: H264, MP4 com compilação de som mono, duplo mono ou estéreo.

Deverá ser enviado o arquivo em meios digitais (“link”) junto com as devidas senhas para permitir o acesso para a curadoria do festival.

Caso o vídeo seja aprovado pela curadoria o realizador receberá um e-mail solicitando o envio do arquivo para a exibição no Festival de melhor qualidade (no max. 500 Megabytes). A organização indicará um local para a entrega dos vídeos que por algum problema técnico não poderão ser encaminhados pela internet. O envio do vídeo é de exclusiva responsabilidade do realizador.

3. DURAÇÃO DOS VÍDEOS

Os vídeos da mostra competitiva de 1 minuto deverão ter a duração de 60 segundos, incluindo os créditos (identificação da equipe que participou da produção do filme), podendo haver uma tolerância de 5% (cinco por cento) para mais ou para menos.
O não acolhimento deste item pode incidir em possível desclassificação do filme e não participação do festival ou uma penalização na nota.

4. INSCRIÇÃO

A inscrição é gratuita e será realizada somente pelo site do festival à partir do dia 08 de Outubro de 2018, e para validação, devera conter uma foto da capa/cartaz do filme e uma foto do diretor, além de uma pequena sinopse do filme e um mini currículo do realizador (em português e em inglês) no site www.fincbf.com

Os filmes em fase de seleção deverão ser encaminhados por meio de “links” (sites, como por exemplo, Youtube, Vimeo) para a Comissão de Avaliação. Não ha limite de vídeos que poderão ser inscritos por cada participante desde que estejam dentro do formato exigido pelo regulamento e da temática “Perolas do RN”. Qualquer dúvida a respeito do regulamento pode ser enviada ao e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os filmes inscritos para a seleção devem assegurar que possuem os direitos de exibição de imagens e de execução de trilha sonora contida na obra, para fins de exibição em festival e exibições públicas sem fins lucrativos, e isentam a Organização do FINC de pagamentos de direitos conexos em sua exibição.

5. TEMA

O tema do Novo concurso do IX FINC é “Perolas do RN”.
A organização do evento e a sua Curadoria pode vetar a inscrição de qualquer vídeo que possua conteúdo considerado improprio à uma exibição publica de teor pornográfico ou que faça referencias à manifestações politicas partidárias, crenças religiosas, racistas ou questões de gênero.
Todos os filmes deverão obrigatoriamente ser de classificação livre de acordo com a indicação da Ancine.

6. PREMIAÇÃO

Os três melhores vídeos do Concurso “Perolas do RN” serão premiados com finais de semana em hotéis do RN, como também um passeio de buggy nas dunas de Genipabu. Os detalhes dos prêmios serão divulgados no mês de Novembro.

Os 10 vídeos finalistas do concurso “Perolas do RN selecionados pelos jurados do Festival serão exibidos automaticamente no Off Camera 2019 http://www.offcamera.pl como também no canal 100 da Cabo Telecom. Serão também exibidos na pagina da Secretaria de Turismo do Governo do Estado de RN e da Emprotur.

* Todos os filmes exibidos no Off Camera deverão ter a sua legendada em inglês. Os realizadores terão 60 dias apos o termino do FINC para a adequação dos mesmos. Caso isso não ocorra eles serão substituídos pelos seus consecutivos colocados no Festival.

7. DATA LIMITE

Os vídeos deverão ser enviados pela internet até o dia 10 de novembro de 2018. Este prazo poderá ser prorrogado mediante analise da produção do evento. Qualquer prorrogação será amplamente divulgada nas redes sociais e no site do evento com antecedência.

8. CESSÃO DE DIREITOS PARA EXIBIÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL DOS VÍDEOS

O autor/realizador cede os direitos do vídeo enviado, por prazo indeterminado, para exibição publica sem fins lucrativos à Organização do FINC, permitindo o uso deste em:
a) veiculação ou exibição em programas de qualquer tipo de mídia, em parte, para a divulgação do FINC;
b) para a confecção de catálogos do IX FINC – ou formatos que venham a substitui-lo – para divulgação e difusão cultural sem fins lucrativos;
c) em caso da não entrega da versão de download o festival pode utilizar o trecho que entender suficiente para a divulgação;
d) o candidato aceitara estas condições ao enviar a sua ficha de inscrição e/ou no envio de seu vídeo.

9. COMISSÃO JULGADORA

A comissão julgadora será́ dividida em 2 partes: Curadoria e Comissão Julgadora (Júri) propriamente dita.

A Curadoria, que avaliará e classificará com notas de 5 a 10 todos os filmes inscritos, além de desabilitar os filmes que não atenderem aos requisitos observados no item 5 ou nos itens das categorias abaixo descritas.

TODOS os filmes habilitados serão exibidos no IX FINC e os 10 com maior pontuação da Curadoria irão automaticamente para avaliação do Júri.

Poderá ser realizada também uma votação publica pela internet no período de 25 a 28 de novembro de 2018 onde seriam incluídos os 3 filmes mais votados em júri popular na lista dos finalistas para a final do Concurso.

No dia 30 de Novembro de 2018 será constituída uma Comissão Julgadora formada por por profissionais de cinema e cultura e turismo, convidados pela organização do Festival além dos dois últimos vencedores do Concurso de 1 minuto do FINC que viram automaticamente membros do Júri. A decisão do júri é suprema e autônoma.

Cada jurado receberá uma planilha com os 10 filmes pré-selecionados pela Curadoria e no dia 01 de Dezembro os julgará com notas de 5 a 10. O filme que atingir a maior nota com a soma de todos os jurados será o ganhador do Concurso de 1 Minuto.
Em caso de empate será solicitado que cada Jurado se manifeste em uma escolha direta sobre o filme vencedor, o mesmo critério será adotado para todos os outros colocados.
Os critérios a serem adotados para avaliação dos vídeos serão:

  • roteiro
  • criatividade
  • fotografia
  • som
  • belezas naturais/atrações turisticas

10. SELEÇÃO

Os vídeos selecionados serão exibidos no IX FINC 2018 nos dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro de 2018, ficando a cargo do Festival a melhor distribuição dos filmes nas datas acima citadas.

11. RESULTADOS

O resultado do Concurso de 1 minuto IX FINC 2018 serão divulgados pela Organização do Festival no dia do Festival e também na pagina do FINC na internet. A premiação ocorrerá no sábado dia 01 de dezembro de 2018, durante o Festival.

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

O produtor/diretor da obra declara neste regulamento, para fins de seleção, que detém poderes para inscrevê-la e permite sua exibição, sendo o único e exclusivo responsável pela regularização dos direitos de autor e conexos, direitos de imagem, direitos da propriedade intelectual e industrial e de programas de computador, concernentes a obras intelectuais, de qualquer natureza, interpretações artísticas, interpretações e execuções musicais, assim como imagens, incluídas ou sincronizadas no (s) filme (s) apresentado (s), eximindo FINC – Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa de qualquer reivindicação a esse respeito.
Caso haja questionamentos de terceiros a respeito dos direitos de exibição das obras inscritas no FINC, o produtor/diretor compromete a prestar ao Festival assistência necessária para ratificar e assegurar a permissão de exibição que é concedida através do presente regulamento.

13. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A inscrição de um filme no Festival implica na plena aceitação deste regulamento.
Cabe exclusivamente à Organização do FINC esclarecer possíveis dúvidas, bem como tomar decisões sobre questões não existentes neste Regulamento.