Concursos

Regulamento da Mostra Competitiva
“Perolas do RN”

XII Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa – FINC
Baía Formosa, Rio Grande do Norte, 3 e 4 de dezembro de 2021
Regulamento da Mostra Competitiva “Pérolas do RN”

1. QUEM PODE PARTICIPAR
Todo realizador interessado e com obra inédita no festival.

2. FORMATO DOS FILMES
Os filmes podem ser realizados em qualquer meio de captação de imagem desde que seja em equipamento digital: câmera de vídeo, câmera fotográfica, celular...
Os formatos de arquivos aceitos pelo festival para esta mostra competitiva serão somente: H264, MP4 com compilação de som Mono, Duplo Mono ou Estéreo. O tamanho máximo do arquivo a ser enviado será de 500 Megabytes.

O arquivo em meio digital (“link”) deverá ser enviado para a curadoria com as devidas senhas.
Em caso de ser aprovado, o realizador receberá um e-mail. A organização do festival indicará um local para a entrega dos filmes que não conseguirem serem enviados por meio da internet. O envio do filme é de responsabilidade exclsiva do realizador.

3. DURAÇÃO DOS VÍDEOS
Os filmes da Mostra Competitiva “Pérolas do RN” deverão ter a duração de 1 minuto (60 segundos), incluindo os créditos (identificação da equipe que participou da produção do filme), podendo haver uma tolerância de 5% (cinco por cento) para mais ou para menos na duração total do filme.
O não acolhimento deste item pode incidir em penalização na nota, além da possível desclassificação do filme no festival.

4. INSCRIÇÃO
A inscrição é gratuita e realizada somente pelo site do festival (www.fincbf.com), a partir do dia 15 de outubro de 2021. Para validar a inscrição, deverá conter uma foto da capa/cartaz do filme e uma foto do diretor, além de uma pequena sinopse do filme e um minicurrículo do realizador (em português e em inglês).
Os filmes em fase de seleção deverão ser encaminhados por meio de “links” (sites, como por exemplo, Youtube, Vimeo) para a Comissão de Avaliação.
O candidato poderá participar com quantos vídeos quiser, desde que esteja dentro do formato exigido pelo regulamento.
Qualquer dúvida a respeito do regulamento pode ser enviada ao e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O realizador é o proprietário da obra, ficando o mesmo responsável quanto aos direitos autorais dos vídeos realizados. O Festival pode solicitar ainda, caso ache pertinente, cópia da declaração dos direitos autorais.

5. TEMA
O Tema é “Perolas do RN”. Nesta categoria os participantes devem mostrar através dos vídeos de 1 minuto, lugares, belezas e cenários que devem ser conhecidos por quem visita e por quem mora no estado do Rio Grande do Norte.
É permitido à organização do evento e à Curadoria de seleção vetar a inscrição de qualquer vídeo que possua conteúdo considerado impróprio a uma exibição pública: teor pornográfico, ou que faça referências a manifestações político-partidárias, crenças religiosas, racistas, ou a questões de gênero.
Todos os filmes deverão ser obrigatoriamente de classificação livre de acordo com a indicação de censura da ANCINE.

6. PREMIAÇÃO
Graças a parceria do FINC com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur/RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), o filme vencedor será divulgado no canal oficial do Youtube Visite Rio Grande do Norte. Com a parceria da Cabo Telecom, a produção vencedora será exibida também no Canal 100 da Cabo.

7. DATA LIMITE
Os vídeos deverão ser enviados pela internet até o dia 15 de novembro de 2021, podendo a data ser prorrogada mediante análise da produção do evento. Qualquer prorrogação deverá ser amplamente divulgada nas redes sociais e no site do evento em tempo adequado.

8. CESSÃO DE DIREITOS PARA EXIBIÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL DOS VÍDEOS
O autor/realizador cede os direitos do vídeo enviado, por prazo indeterminado, para exibição pública sem fins lucrativos à Organização do FINC, permitindo o uso deste em:
a) veiculação ou exibição em programas de qualquer tipo de mídia, em parte, para a divulgação do FINC;
b) confecção de catálogos do XII FINC – ou formatos que venham a substituí-lo – para divulgação e difusão cultural sem fins lucrativos;
c) no caso da não entrega da versão de download o festival pode utilizar o trecho que entender suficiente para divulgação;
d) o candidato aceita estas condições ao enviar a sua ficha de inscrição e/ou no envio de seu vídeo.

9. COMISSÃO JULGADORA
A Comissão Julgadora será formada por profissionais da área do audiovisual definida pela Organização do XII FINC. Cada jurado receberá uma planilha com os filmes pré-selecionados e no dia 25 de novembro julgará os filmes selecionados com notas de 5 a 10. O filme que atingir a maior nota com a soma de todos os jurados será́ declarado ganhador da Mostra Competitiva “Pérolas do RN”.
Em caso de empate será solicitado que cada Jurado se manifeste em uma escolha direta sobre o filme vencedor. O mesmo critério será adotado para todos os outros colocados.
Os critérios a serem adotados para avaliação dos vídeos serão:
- roteiro
- criatividade
- fotografia
- som

10. SELEÇÃO
Os filmes selecionados serão exibidos no XII FINC 2021, nos dias 3 e 4 de dezembro, ficando a cargo do Festival a melhor distribuição dos filmes nas datas acima citadas.

11. RESULTADOS
O resultado da Mostra Competitiva “Pérolas do RN” será divulgado pela página do FINC na internet. A premiação ocorrerá no sábado dia 4 de dezembro de 2021, durante o Festival.

12. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O realizador é responsável direto pelo seu conteúdo, não cabendo nenhum tipo de ônus para o Festival no âmbito de qualquer tipo de possíveis judicializações.
O XII FINC está sendo organizado para ser realizado de forma presencial, seguindo-se todas as normas de cuidados sanitários determinados pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. Da mesma forma, caso as autoridades sanitárias coloquem limites para eventos presenciais, a Organização do FINC poderá optar pela realização do evento de forma não-presencial.
Qualquer observação sobre este regulamento será levada em consideração e avaliada pela Comissão Curadora e Organização do FINC, que terá inteira liberdade para sua correção.